Player C5500 da Samsung entrega mais do que promete

| 16/06/2010

bdc5500A Samsung finalmente trouxe para o Brasil o ótimo Blu-Ray Player C5500, lançado em fevereiro nos EUA. O player faz parte da nova linha da Samsung, em que BD Players possuem muito mais recursos do que apenas tocar discos da mídia azul. Aliás, graças a players como esse da Samsung, já não se pode dizer que o melhor BD Player é o Playstation 3. O console da Sony, se ainda tem o fato de ser um video-game uma vantagem sobre qualquer outro player, já peca em aspectos que o C5500 da Samsung, por exemplo é exemplar.

Vamos primeiro falar dos aspectos básicos do player. É um leitor de Blu-Rays (Região A) e DVDs (Região 4), que assim como a maioria dos seus concorrentes, não pode ser desbloqueado. Possui recurso BD-Live com Profile 2.0, o último disponível. Quando ligado em TVs HD via HDMI, faz upscalling de até 1080p para DVDs. Ao rodar Blu-Rays sua performance é exemplar. É rápido ao acessar os discos azuis, um problema que se tinha nas primeiras gerações de BD Players. A execução dos discos em nossos testes não apresentou nenhum problema. Outro ponto favorável ao C5500 é que ele é extremamente silencioso quando em operação. Mesmo nas cenas mais silenciosas de um filme é praticamente impossível ouvi-lo, diferente do PS3, por exemplo.

Um recurso pouco divulgado, mas que para muitos é um verdadeiro oásis é a capacidade de reproduzir arquivos AVI (DivX/Xvid) e MKV através da porta USB frontal. Uma verdadeira mão na roda para quem baixa vídeos e filmes e não quer passar pela chateação de converter vídeos, embutir legendas, etc. Em nossos testes, todos AVIs e MKVs, de diferentes resoluções – até 1080p – rodaram normalmente e foram carregados com velocidade e qualidade impressionantes. Em ambos formatos, as legendas foram carregadas sem problemas, bastando o arquivo estar no mesmo diretório do vídeo e com o mesmo nome. Nas legendas dois recursos muito legais: 1) é possível alterar no player o tamanho da legenda; 2) elas são brancas, com sombra e ótima resoluçãom que deixam as letras perfeitamente arredondadas, como a dos filmes em BD.

Detalhe da porta USB frontal, que possui uma tampa para quando não for utilizadaQuem já tentou rodar arquivos MKV em BD Players talvez já tenha se deparado com um grande inconveniente. Arquivos MKV geralmente são maiores que 4Gb e apenas drivers formatados em NTFS aceitam arquivos tão grandes. Até aí nenhum problema. Porém, a maioria dos BD Players que possuem entrada USB aceitam apenas dispositivos formatados em FAT32. Ou seja, acabou a brincadeira de rodar MKV pela USB. Aí ponto para o C5500, que é um dos únicos players do mundo que aceita na porta USB dispositivos formatados em NTFS. Nos nossos testes o Player leu numa boa um pen drive de 8Gb (tanto em FAT32 como em NTFS) e um HD externo Toshiba de 750Gb (também em FAT32 e NTFS).

Evidentemente, o player ainda permite rodar pela USB arquivos JPG e MP3, por exemplo. É possível inclusive rodar as fotos em slideshow com MP3 tocando ao fundo.

O controle remoto é bem fácil de operar e não traz teclas minúsculas, que poderiam confundir as operações. O mais bacana no controle é que é possível ajustá-lo para controlar as operações básicas de qualquer TV. Ajuda muito, já que operações como ligar/desligar, volume, canal e até canal de AV podem ser operadas no próprio controle do player. Além disso, quando conectado na TV através do cabo HDMI (não incluído) o player automaticamente ativa a TV quando é ligado.

Conexões disponíveis (da esq. p/ direita): segunda porta USB, rede (LAN), saída HDMI, saída óptica, saída vídeo componente e saída vídeo composto/áudioQuem for conectá-lo em HTs tradicionais (não HD), só precisa ficar atento se o mesmo possui entrada óptica, já que o player não conta com conexão de áudio coaxial.

Quanto ao visual ele também não fica devendo em nada a seus concorrentes. A gaveta do disco fica oculta, o que dá um visual mais clean ao player. Contribui também para isso a única tecla sensível ao toque que controla as operações básicas no console do player. Seu tamanho é parecido com o de um DVD Player e não de um vídeo-cassete como os primeiros BD Players eram. Ele ainda é econômico: em uso consome apenas 13 watts e em Stand by, 0.1 watts.

O C5500 ainda possui acesso à Internet e aos aplicativos próprios que já vêm pré-instalados, como acesso ao YouTube e canais de vídeo em geral. Para acessar a Internet o usuário pode optar por usar uma conexão cabeada (através da porta LAN) ou wireless. Porém, para usar via wireless é necessário adquirir à parte um dongle, que nada mais é que um adaptador USB que possibilita o acesso sem fio. Como o player possui duas portas USBs, isso não atrapalha, por exemplo, a conexão simultânea com um pen drive. Evidentemente, para acessar a Internet é necessário ainda que você tenha um roteador ligado a seu modem.

Um outro atrativo do player é o recurso DLNA, ideal para quem quer dispensar o uso de drives externos para alimentar o player com conteúdo multimídia. Através desse recurso é possível fazer streaming de conteúdo de um micro diretamente ao BD Player, desde que ambos estejam conectados à mesma rede local. Porém, para não se chatear com a velocidade de transmissão o ideal nesse caso é usar uma rede cabeada.

No Submarino o player é vendido junto com 3 filmes em Blu-Ray: “Batman: The Dark Knight“, “Os Infiltrados” e “300” (Ed. Experiência Completa). Clique aqui para adquiri-lo.

Category: Extras

Comments (19)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. AllissonBH disse:

    O C5500 é uma evolução do BD-P1600 da Samsung, desde o 1600 podemos ligar um HD, Pendrive em NTFS sem problemas. O que mais gostei nesse aparelho novo foram as legendas dos mkv's e divx com borda em suas legendas, coisas que o 1600 não possui. Parabéns ao site Bluraylegendados pela excelente matéria!!!

  2. Paulo disse:

    Só uma pergunta: Ele decodifica os novos áudios em HD ? Pergunto porque meu receiver é antigo e não faz esse "trabalho".

    Abrs.

  3. Juan Siaba disse:

    Muito bacana a dica, inclusive ele pode ser facilmente desbloqueado para tocar outras regiões.
    http://forums.whirlpool.net.au/forum-replies-arch

    Abs.

    • bdslegendados disse:

      Valeu Juan! Não sabia do desbloqueio de região para esse player. Porém, o desbloqueio é válido apenas para rodar DVDs de outras regiões e não BDs. De qualquer forma, a dica é ótima!

  4. pedrao67 disse:

    Comprei um há 15 dias. Excelente player! Destaco o excepcional upscaling em DVDs, e a altíssima velocidade de carregamento. Recomendadíssimo!

  5. William Wada disse:

    Alguem já testou o desbloqueio indicado pelo Juan ? Tá funcionando?

  6. Emerson_RJ disse:

    Alguém sabe se o C6500 compartilha a mesma qualidade de imagem em upscalling? E qual seria a diferença básica entre os dois? Desde já agradeço!!

  7. Rob Fleming disse:

    Entre esse e o BD560 da LG qual é o melhor no quesito desbloqueio de dvd's e bd's? Planejo comprar um ainda este mês, estudei vários modelos e estou entre esses dois no momento…já que ambos tem o que procuro (entrada usb, leitura de vários tipos de arquivos, incluindo mkv), só tenho a dúvida qto ao desbloqueio dos aparelhos, já que estou comprando bd's de fora atualmente…o que farei em maior número qdo finalmente adquirir o player. Agradeço quem puder ajudar.

  8. hiltonbcjr disse:

    Amigos, comprei um c5500 a quase 2 meses, é um aparelho ótimo, porém até agora não consegui rodar nenhum arquivo mkv, avi ou jpeg. Será que está com defeito ou tem alguma particularidade? será que tenho que salvar o arquivo em uma pasta com nome "Video" como é feito no PS3? Obrigado. abs

  9. Marcelo Bonaldo disse:

    Comprei o meu semana passada e estou muito feliz…só achei o player muito barulhento ao fazer o loading dos discos (em especial dos dvds com arquivos avi), bem como o avanço desses dvds em avi (chega a dar medo tamanha a barulheira) , por isso decidi usar o C5500 só pra rodar BDs e DVDs originais, no mais um ótimo player…recomendo!

  10. Marcelo Bonaldo disse:

    Ah, outra coisa, acho que o meu veio desbloqueado pois rodo dvds região 01 nele sem problema algum.

  11. Renzo disse:

    Comprei essa semana e recebi hoje – um ótimo produto, muito recomendável!
    Somente um detalhe. Para conexão sem fio, o manual menciona que somente funciona o adaptador wireless da SAMSUNG modelo WIS09ABGN (R$220 no ML) e parece que é verdade mesmo, pois testei com um adaptador wireless que eu tenho e não funcionou. Alguem sabe de algum outro modelo que funcione e seja mais em conta?

  12. CarlosValente disse:

    Putz! Acho muito chato isso de não ler filmes de outras regiões. Não me serve ese modelo! Mas, pela resenha, parece ser muito bom!

  13. Pablo Albino disse:

    Galera,

    esse player vai rodar o Life da BBC, gravado em 50 Hz (amazon.uk)? Ou vai rodar dependendo da TV conseguir reproduzir em 50 Hz?

    Um abraço!

    • bdslegendados disse:

      Não testei com o "Life", mas com outro BD britânico em 1080i 50Hz e leu numa boa. O PS3 não leu. Independe do modelo da TV porque ele não só lê como também converte de 50Hz para 60Hz.

  14. Pablo Albino disse:

    Amigo Scrat,
    gostaria de agradecer a dica do player. Comprei-o por 398,00 com 3 BD's de brinde e agora posso assistir meus documentários em 1080i/50 Hz.
    [ ]'s

    • bdslegendados disse:

      Fantástico, não?! Comprei semana passada "Wild China", mas não testei ainda. Outra dica é o blu-ray duplo da Copa 2010, que também é 1080i 50Hz e roda direitinho no C5500.

  15. Express disse:

    Compre o ADAPTADOR WIS09ABGN na Express Informatica
    http://www.expressinformatica.com.br

  16. Pablo disse:

    O maior atrativo neste player, para mim, foi a compatibilidade com os BDs britanicos gravados em 50Hz. Alguém sabe se o samsung d5500, que é 3d, manteve esta funcionalidade?