Blu-ray 4K agendado para 2015

| 16/09/2014

Na abertura da IFA, famosa feira de eletrônicos em Berlim, Victor Matsuda, presidente da BDA (Blu-ray Disc Association), confirmou os planos de lançamento de players e filmes no novo formato Blu-ray 4K para o final de 2015.

De acordo com Matsuda, o processo de licenciamento dos padrões serão finalizados no primeiro semestre do ano que vem, com a produção de discos e players ocorrendo durante o terceiro trimestre do mesmo ano a fim de atingir as vendas de Natal.

A principal vantagem do Blu-ray 4K em relação ao padrão atual é a resolução da imagem, de 3840 × 2160p versus os 1920 × 1080p do padrão atual. Além disso, pode-se esperar também que os vídeos no novo formato passem a suportar a frequência nativa de 60 frames por segundo, frente aos 30 fps (ou 59,94 fps quando entrelaçado) do padrão atual.

Uma possível novidade é que os discos passem a ter armazenamento entre 66Gb e 100Gb, frente ao limite de 50Gb do padrão atual. Já que a melhoria na qualidade da imagem é proporcionalmente maior do que o aumento da capacidade do disco, um novo padrão de compressão também deve estrear quando lançado o Blu-ray 4K.

Não há ainda indicação de preço dos players ou dos discos, mas é de se esperar que no lançamento eles sejam maiores do que o que é praticado nos players e discos do atual formato de Blu-ray.

A notícia do lançamento de players e discos em 4K é um alívio especialmente para os consumidores que já têm ou planejam comprar as TVs 4K que ainda carecem de conteúdo no formato.

Fonte: Techradar

Tags:

Category: Extras

Comments are closed.